Principais Livros

Seguidores

Siga - nos

assine o feed

siga no Twitter

FONTE: sciencedaily.com

DATA 22/03/2009

Pesquisadores de London demonstraram a capacidade de células troncos adultas da medula óssea (células tronco mesenquimais ou CTM) de entregar proteínas destruidoras de tumores.

A células troncos construídas geneticamente são capazes de abrigar as células cancerígenas, tanto em cultura quanto em animais modelos, e entregam TNF relacionados à indução de apoptose ligados a TRAIL, destruindo as células tumorais enquanto não afetam as células normais.

“Terapias oncológicas atuais são limitadas pela toxicidade,” disse Michael Loebinger, M.D., M.A., que junto com S.M. Janes, M.D, PhD., conduziu a pesquisa no Centro para Pesquisas Respiratórias do Colégio da Universidade de London. “Elas são também limitadas pela resistência ao câncer e não podem destruir células troncos cancerígenas.” Com estes experimentos, os investigadores combinaram duas áreas díspares da pesquisa que eles acreditavam serem promissoras para tratamento de câncer. Estudos mostraram que CTM podem ser usadas como vetor para enviar terapias anti-tumorais, enquanto outros estudos descobriram que TRAIL era o matador de células cancerígenas, mas não células normais.

Para seus experimentos, Drs Loebinger e Janes identificaram aquelas células que provavelmente seria resistente a terapia (células cancerígenas que têm características de células troncos) e descobriram que elas tinham a mesma probabilidade de ser destruídas, como as células tumorais, por esta nova terapia. Em cultura, as células troncos provocaram a morte de células cancerígenas pulmonares, escamosas, mama e colo do útero, mesmo a uma razão baixa células tronce/células tumorais.

Em camudongos, os pesquisadores mostraram que células troncos poderiam reduzir o crescimento de tumores subcutâneos em aproximadamente 80%. As células troncos poderiam também ser injetadas intravenosamente como terapia para camudongos com metástase pulmonares e poderiam eliminar metástases em 38% de camudongos comparados aos grupo controle, todos os que ainda tinham metástase.

Este é o primeiro estudo para introdução intravenosa de CTM que tem sido modificada geneticamente para entregar TRAIL. Drs Loebinger e Janes escolheram células do câncer de mama para ambos os modelos porque nas suas experiência in vitro, CTM “demonstraram uma afinidade particularmente forte com as células do câncer de mama.”

“Tumores de câncer de mama são bons modelos de metástase”, complementou Dr Loebinger, “mas nossos planos é testar células troncos engenheiras com outros modelos, incluindo câncer de pulmão.”

Enquanto não está bem compreendido, disse Dr Loebinger, as afinidades de células engenheiras parecem ser a característica própria das CTM. Os autores concluem que, “este é o primeiro estudo que demonstra uma redução significativa da carga tumoral com CTM expressando TRAIL em uma terapia alvo bem controlado.”

Os autores acreditam que ensaios de CTM expressando TRIAL em humanos poderão começar em dois ou três anos. O financiamento para esta pesquisa foi fornecido pelo Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido.

 

American Thoracic Society (2009, May 22). Adult Stem Cells From Bone Marrow Made To Kill Metastatic Lung Cancer Cells In Mice. ScienceDaily. Retrieved March 15, 2010, from http://www.sciencedaily.com­ /releases/2009/05/090519172051.htm

0 comentários: