Principais Livros

Seguidores

Siga - nos

assine o feed

siga no Twitter

- As células dos organismos deste reino carecem de membrana  nuclear;
- Estes seres não apresentam cromossomos complexos;
- Estes seres não se reproduzem sexuadamente, mas há processos de  recombinação genética;
- Apresentam paredes celulares rígidas. Tais paredes celulares, diferentemente dos fungos e dos animais superiores, não apresentem parede  constituídas de quitina e sílica;
- Todos os seres são unicelulares (mesmo sendo unicelulares, as bactérias   podem formar colônias e, as algas azuis, podem unir-se em filamentos;
- O citoplasma desses organismos são desprovidos de organelas citoplasmáticas. Por exemplo, nas bactérias não há mitocôndrias (organela responsável pela respiração celular, em uma célula animal), mas há mesossomos (que seria mais ou menos equivalente a uma organela);
- Possuem  membrana plasmática, DNA, ribossomos, clorofila, etc.
Habitat

Em todos os tipos. Essa capacidade de conseguir viver em muitas condições ambientais extremamente diferentes, deve-se ao metabolismo bacteriano, que é altamente versátil.
Nutrição

As bactérias em geral ficam impossibilitadas de produzir seu próprio alimento, ou seja, a maioria é heterótrofa. Isso implica o saprofitismo. Outras, são levadas à associações (simbiose) à outros seres e, há ainda bactérias que são parasitas, mas a grande maioria é saprófita.
        Há bactérias autotróficas (mas estas são em número reduzido). Elas produzem matéria orgânica a partir de matéria inorgânica e luz, ou seja, realizam fotossíntese. São poucas as bactérias que realizam fotossíntese. Entretanto, todas as bactérias autotróficas, realizam a quimiossíntese, ou seja, produzem matéria orgânica não a partir de clorofila, como na fotossíntese, mas utilizam para tal compostos nitrogenados.
Todas as bactérias são patológicas?

Não. Igualmente aos fungos, as bactérias realizam a decomposição de matérias, devolvendo ao meio ambiente o material antes vivo. Mas, há muitas bactérias que causam doenças no ser humano. Dentre as doenças causadas por bactérias, podemos citar: cólera, tétano, difteria, etc. As bactérias ainda são muito utilizadas em antibióticos.

Formas e Ambientes

São encontrados em lugares inabitáveis, como o gelo antártico (à 440 m de profundidade), nas águas ferventes de fontes terminais, nas profundezas dos oceanos. Quanto à  forma, as bactérias possuem as mais variadas formas, que veremos em seguida.

Célula Bacteriana

-  A estrutura interna só é possível ser visualizada por microscópios eletrônicos pois, como você sabe, estes são possuem capacidade bem maior de visualização do que os microscópios ópticos.
       - As bactérias são unicelulares (mas podem constituir colônias).
       - O núcleo não chega a ser um núcleo verdadeiro, pois não apresenta carioteca.  Esse "falso" núcleo é conhecido como nucleóide .
       - Apresenta uma região conhecida como mesossomo, que é uma invaginação da membrana plasmática bacteriana, onde, nessa invaginação, encontram-se enzimas respiratórias, pois as bactérias não possuem mitocôndrias, como em uma célula animal.
       - Externamente à membrana plasmática, há uma parede celular. Essa parede, diferentemente da parede celular dos vegetais superiores, não é de celulose, mas sim de ácido murânico e glicosina.
       - No citoplasma da célula bacteriana, não há organelas, como em uma célula animal, mas pode-se encontrar estruturas que substituem essas organelas. No citoplasma também pode-se encontrar ribossomos (para a síntese protéica), vacúolos (que servem para acumular substâncias de reserva e RNA), tilacóides (com pigmentos fotossintetizantes) e nucleóide (um núcleo sem carioteca, onde há DNA em forma de círculo).

Cianofíceas :

Reprodução assexuada .

Autotrófica fotossintetizante. ( endomembrana )

Endomembranas : também relacionadas a fixação de nitrogênio .

Formação de colônias .

Possuem grande capacidade de adaptação por possuírem pequena exigência de nutrientes, proliferando em qualquer ambiente, onde haja apenas CO2, N2, água , alguns minerais e luz .

Bactérias X Cianofíceas :

A maior parte e heterotrófica

Autotróficas

As autotróficas fazem quimiossíntese ou fotorredução .

fazem fotossíntese vegetal , com lamelas fotossintetizantes .

forma de resistência : esporos .

forma de resistência : acineto .

reprodução sexuada ou assexuada

reprodução sexuada ( bipartição ) .

Principais doenças bacterianas do homem

Doença

Bactéria

Transmissão

Sintoma

Vacina

Tétano

Clostridium Tetani

Bacilo

Ferimentos profundos, provocados por objetos contaminados

Intoxicação aguda com enrijecimento muscular

Tríplice

Difteria

Corynebacterium diphteriae

(Bacilo)

Secreções do nariz e garganta

Placas na Faringe e garganta

Tríplice

Coqueluche

(tosse comprida)

Haemophilus pertussis

(Bacilo)

Saliva. Secreções da laringe e brônquios.

Acesso de tosse longa e prolongada

Tríplice

Tuberculose

Mycobacterium tuberculosis

(bacilo de Koch)

Saliva e Catarro

Tosse, expectoração, inapetência, cansaço, sudorese noturna

Cólera

Vibrio Cholerae

(Vibrião)

Contaminação fecal da água e alimentos

Forte diarréia, com desidratação, e prostração

Lepra

Mycobacterium

Leprae

(bacilo de Hansen)

Secreções em contato com narinas, boca e pele.

Lesões cutâneas, perda da sensibilidade, manchas na pele.

Pneumonia

Diplococos pneumoniae

Secreções nasobucais

Febre alta, e fortes dores pulmonares na região dorsal.

0 comentários: