Principais Livros

Seguidores

Siga - nos

assine o feed

siga no Twitter

Prova de Biologia PUCRS 2004/1.

(fonte: www.marcobueno.net)

A PUCRS atualizou e reformulou a sua prova. Vale a pena utilizá-la para preparar outros vestibulares. Se você julgar necessário, utilize o comentário para resolver a questão. Somente depois de tentar entender o conteúdo, e depois de responder a questão, consulte ao gabarito.
INSTRUÇÃO: Responder à questão 46 com base na ilustração abaixo, que representa esquematicamente a estrutura das membranas celulares.

clip_image001

46) Das moléculas relacionadas a seguir, a única que NÃO é encontrada na estrutura que compõe a membrana celular é
A) proteína.
B) fosfolipídio.
C) ácido nucléico.
D) glicoproteína.
E) ácido graxo.
Comentário: Todas as células estão envoltas por uma membrana denominada de membrana plasmática. Sua existência é condição indispensável para a existência de uma célula. Na sua composição química temos 40% de lipídios, 50% de proteínas e 10% de glicídios.
Os glicídios situam-se na superfície externa das células eucarióticas e contribuem para uma assimetria da membrana; são oligossacarídeos unidos a lipídios (glicolipídios) ou a proteínas (glicoproteínas) que representam o fundamental para a identidade das células, formando o glicocálix ou glicocálice.

clip_image002

As proteínas são os componentes da membrana que desempenham as funções específicas (transporte, comunicação, etc). Da mesma forma que os lipídios, as proteínas podem girar ao redor do próprio eixo e muitas podem deslocar-se lateralmente (difusão lateral) pela membrana.
A bicamada lipídica da membrana atua como uma barreira que separa dois meios aquosos, o meio onde vive a célula e o meio interno celular. As células requerem nutrientes do exterior e devem eliminar substâncias de excreção procedentes do metabolismo e manter seu meio interno estável. Na membrana da célula eucariótica encontramos três tipos de lipídios: fosfolipídios (ácidos graxos + glicerol + fosfato), glicolipídios (ácido graxo + álcool + açúcar) e colesterol. Todos têm carater anfipático; isto quer dizer que possuem um comportamento duplo, uma parte da molécula é hidrófila e outra parte da molécula é hidrófoba, do que resulta, em meio aquoso, uma capa dupla lipídica.
De acordo com a composição química, os ácidos nucléicos são classificados em ácido desoxirribonucléico (DNA) que é encontrado no núcleo das células eucarióticas, nas mitocôndrias, nos cloroplastos, e no citosol das células procarióticas, e em ácidos ribonucléicos (RNA) que atuam no núcleo, nucléolo, e no citoplasma, ribossomos e RNAt.
________________________________________________________________________________
INSTRUÇÃO: Responder à questão 47 relacionando as proteínas da 1ª coluna com suas respectivas funções, apresentadas na 2ª coluna.
1. Queratina
2. Insulina
3. Miosina
4. Hemoglobina
( ) Proteína motriz, que gera movimento nas células.
( ) Proteína sinalizadora, que controla os níveis de glicose no sangue.
( ) Proteína transportadora, que transporta oxigênio nas células sangüíneas.
( ) Proteína estrutural, que reforça as células epiteliais.
47) A ordem correta dos parênteses da 2ª coluna, de cima para baixo, é
A) 3 – 2 – 1 – 4
B) 1 – 4 – 2 – 3
C) 3 – 4 – 2 – 1
D) 3 – 2 – 4 – 1
E) 1 – 2 – 4 – 3
Comentário: São funções das proteínas:
1.Estrutural
· Como as glicoproteínas que formam parte das membranas, como do glicocálice.
· As histonas que formam parte dos cromossomos
· O colágeno, do tecido conjuntivo fibroso.
· A elastina, do tecido conjuntivo elástico.
· A queratina da epiderme.
2.Enzimática
São as mais numerosas e especializadas;atuam como biocatalizadores de reações químicas,como digestão,respiração,excreção,etc.
3.Hormonal
· Insulina e glucagon.
· Hormônio do crescimento.
· Calcitonina .
4.Proteção
· Imunoglobulina.
· Trombina e fibrinogênio.
5.Transporte
· Hemoglobina
· Hemocianina
· Citocromos
6.Motriz
. Atina
. Miosina
Os filamentos protéicos de actina e miosina estão dispostos entre sí de modo organizado, nos músculos esqueléticos, de tal forma que, durante o estado de excitação da fibra, deslizam uns sobre os outros. Tal deslizamento força um encurtamento das miofibrilas que estão no interior de uma fibra o que, conseqüentemente, faz com que a fibra inteira acabe também se encurtando.
7.Reserva
· Ovoalbumina, da clara do ovo .
· Gliadina, do grão de trigo.
· Lactoalbumina, do leite
________________________________________________________________________________
48) Há cerca de três décadas, observou-se que algumas células que não possuíam mitocôndrias apresentavam outra organela até então desconhecida. Um dos primeiros relatos científicos sobre essa nova organela eucariota citoplasmática foi apresentado por Lindmark e Müller, em 1973, no Journal of Biological Chemistry. Naquele momento, a nova estrutura recebeu o nome de microcorpos e, a princípio, foi considerada um peroxissomo, dada sua semelhança com este. No entanto, para surpresa dos pesquisadores, estudos bioquímicos não demonstraram a presença de catalase ou de outras oxidases características de peroxissomos, ou de outras oxidases características de peroxissomos. Estudos mais recentes e precisos descreveram detalhadamente esses microcorpos, agora denominados hidrogenossomos, mas identificaram-nos apenas em algumas variedades de organismos protistas de vida livre. Observou-se sobretudo que, dada a ausência de mitocôndrias, os hidrogenossomos são os principais responsáveis pelo desempenho da função dessas organelas, realizando, portanto,
A) a degradação de H2O2 e lipídeos.
B) a respiração celular.
C) o controle osmótico.
D) a síntese protéica.
E) o deslocamento celular.
Comentário: A questão, um exibicionismo, assusta pela citação de um organóide pouco freqüente, mas é facilmente resolvível pela citação que desempenhará a função das mitocôndrias.

clip_image003

Imagens de Trichomonas, parasita do trato urogenital de humano e de bovinos, mostrando diversas estruturas celulares, como o núcleo e hidrogenossomos (organelas esféricas). Estas fotos foram feitas no microscópio eletrônico de transmissão.
Fonte: http://www.biologo.com.br/marlenebenchimol/fotosmicro/pages/trichomonas.htm

INSTRUÇÃO: Responder à questão 49 relacionando as três camadas germinativas embrionárias humanas da 1ª coluna com as respectivas estruturas derivadas das células dessas camadas, apresentadas na 2ª coluna.
1. Ectoderma
2. Mesoderma
3. Endoderma
( ) Sistema nervoso central
( ) Musculatura esquelética
( ) Cabelo e unhas
( ) Tecido conjuntivo e sangue
( ) Esmalte dos dentes
( ) Fígado e pâncreas
49) A ordem correta dos parênteses da 2ª coluna, de cima para baixo, é
A) 1 – 2 – 2 – 3 – 3 – 1
B) 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 3
C) 2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
D) 3 – 3 – 2 – 1 – 2 – 1
E) 3 – 1 – 3 – 2 – 3 – 2
Comentário:

clip_image004

________________________________________________________________________________
INSTRUÇÃO: Responder à questão 50 com base nas informações a seguir. A Doença de Huntington (DH) é uma anomalia autossômica com caráter dominante cuja manifestação ocorre na fase adulta, com uma progressiva perda do controle motor e problemas psiquiátricos como demência e distúrbios afetivos. No heredograma abaixo, os indivíduos afetados por DH estão indicados em negro.

clip_image005

As afirmativas abaixo referem-se aos possíveis genótipos dos indivíduos indicados no heredograma. Assinale, nos parênteses, V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os indivíduos I-1, I-2, II-1 e II-3 são homozigotos.
( ) Os indivíduos II-1 e II-3 são heterozigotos.
( ) Os indivíduos II-2 e II-4 são heterozigotos.
( ) Os indivíduos III-1, III-2, III-3 e III-4 são homozigotos.
50) A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) F – V – F – V
B) F – V – V – F
C) V – F – V – F
D) V – F – F – V
E) V – F – V – V
Comentário:
Os indivíduos I-1, I-2, II-1 e II-3 são heterozigotos pois possuem filhos homozigóticos recessivos.
Os indivíduos II-2 e II-4 são homozigóticos recessivos. Um gen recessivo somente se expressa nos homozigotos.
________________________________________________________________________________
51) Recentes descobertas sobre Marte, feitas pela NASA, sugerem que o Planeta Vermelho pode ter tido vida no passado. Esta hipótese está baseada em indícios
A) da existência de esporos no subsolo marciano.
B) da presença de uma grande quantidade de oxigênio em sua atmosfera.
C) de marcas deixadas na areia por seres vivos.
D) da existência de água líquida no passado.
E) de sinais de rádio oriundos do planeta.
Comentário: O diretor do programa da Nasa "Exploração a Marte", o porto-riquenho Orlando Figueroa, disse, em 23/10/2003, que os estudos realizados sobre esse planeta revelaram condições propícias para o desenvolvimento de vida nele. Figueroa acrescentou que apesar da presença de componentes essenciais como água e carbono, "ainda não se corroborou algum tipo de vida, mas sim as condições". Em sua palestra "Exploring the Universe and the Search for Life", na Universidade do Sagrado Coração em San Juan, o cientista explicou que Marte apresenta características físicas similares às da Terra. Satélites que orbitaram o planeta vermelho, como o "Mars Global Surveyor", revelam a presença de vales, canyons e terreno montanhoso com marcas que sugerem o fluxo de água, precisou Figueroa. "Marte é o primeiro planeta em que podemos provar que pode ter vida", disse o também diretor da Unidade de Sistemas, Tecnologia e Conceitos Avançados do Centro de Vôos Espaciais Goddard da Nasa.
________________________________________________________________________________
52) O sistema nervoso autônomo (SNA) é subdividido em simpático e parassimpático, os quais têm atividades, em geral, antagônicas, reguladas pela liberação das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e da acetilcolina, respectivamente. Um dos importantes efeitos desencadeados pela ativação simpática é
A) a contração da pupila.
B) a constrição dos brônquios.
C) a diminuição da atividade mental.
D) o aumento da freqüência cardíaca.
E) o aumento do peristaltismo.
Comentário: O SNA inerva a maioria dos tecidos do organismo, com exceção da musculatura esquelética. Sua principal função é manter o eqüilíbrio do ambiente interno do corpo - o que denomina-se homeostase. Este equilíbrio é obtido de forma dinâmica, ou seja, mediante alterações nas funções cardíaca, respiratória, digestiva, por exemplo, através das quais os animais adaptam-se às mudanças ocorridas dentro e fora do seu organismo. Os ramos nervosos simpáticos saem das vértebras torácicas. Estes nervos simpáticos inervam cada órgão e quando ativados aumentam os batimentos cardíacos, a velocidade de respiração, segregam adrenalina e diminui a digestão. Nós todos experimentamos isto quando ficamos irritados ou quando nos preparamos para a luta.
Exemplo: Uma batida de porta repentina que ocorre no meio da noite produz uma grande quantidade de impulsos simpáticos eferentes. As pupilas se dilatam, a pele fica arrepiada, o coração bate mais rapidamente, os vasos sangüíneos periféricos contraem-se elevando a pressão arterial. Distribui-se o sangue de maneira que se dirija ao coração, o cérebro e os músculos esqueléticos. Aumenta o ritmo respiratório, isto é, o corpo inteiro está em alerta. Ao mesmo tempo, as funções corporais que não são de ajuda são suprimidas. A digestão se retarda, a musculatura da parede vesical fica comparativamente relaxada e as funções dos órgãos sexuais são inibidas.
O sistema nervoso parassimpático intervém nos processos de recuperação, se encarrega de restituir a energia, reduz freqüências cardíacas e se relaciona principalmente com as atividades funcionais que ocorrem quando tudo está tranqüilo e silencioso.

clip_image006

INSTRUÇÃO: Responder à questão 53 com base nas informações do texto a seguir. A nova genética vem avançando cada vez com maior velocidade no sentido de manipular e conhecer a estrutura, a função e os mecanismos de DNAs, RNAs e proteínas, principalmente no que se refere à intenção de curar doenças. Quanto às enfermidades causadas por agentes infecto-contagiosos, até poucos anos atrás era consenso científico que todas as doenças infecciosas seriam causadas por microorganismos como bactérias ou vírus, os quais carregavam seu próprio material genético. Hoje, já são do conhecimento da comunidade científica e da sociedade agentes infecciosos que não têm DNA ou RNA. Estes são os chamados prions, os quais constituem versões protéicas modificadas que, uma vez em contato com proteínas normais, alteram-nas, infectando os organismos e sendo contagiosos da mesma maneira como são as bactérias ou os vírus.
53) Das enfermidades infecto-contagiosas relacionadas a seguir, a única que NÃO é causada por bactérias ou vírus é a
A) Doença da Vaca Louca.
B) Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS).
C) Cólera.
D) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
E) Meningite.
Comentário: Conhecida tecnicamente como Encefalopatia Bovina Espongiforme (a sigla original em inglês é BSE), a "doença da vaca louca" é uma doença de progressão lenta e que leva a um desequilíbrio neurológico no boi adulto. A versão humana da BSE é a doença de Creutzfeldt-Jakob (sigla original CJD), ou Encefalopatia Humana Espongiforme, descoberta em 1920 por Creutzfeldt e ratificada por Jakob em 1921. Ambas as doenças se caracterizam por fazer com que o cérebro de seu portador (humano ou não), examinado ao microscópio, se pareça com uma esponja. Isto é causado pelo processo chamado de vacualização do citoplasma neuronal.
A Encefalopatia Espongiforme Transmissível (TSE, sigla internacional), doença da vaca louca, ou ainda a Doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD) caracterizam-se por infecção generalizada do cérebro decorrente da multiplicação da infecção em outras partes do organismo. Não se sabe como se desenvolve a infecção. O agente causador da CJD não é uma bactéria ou um vírus comum. Há evidências de que o agente infeccioso seja uma proteína anormal, chamada prion, que interage com material genético do hospedeiro (DNA) produzindo mais proteína, cujo acúmulo anormal provoca a doença.
________________________________________________________________________________
INSTRUÇÃO: Responder à questão 54 com base nas informações e representação abaixo.
Registros, encontrados na África, de ossadas fósseis de Australopithecus (do latim australos = do sul + pithecus = macaco) são evidências de que o homem teve sua origem evolutiva nesse continente. A teoria da origem africana propõe que o ser humano moderno (Homo sapiens) surgiu há cerca de 130 mil anos na África e dispersou-se por outros continentes há cerca de 100-60 mil anos.

clip_image007

54) Evidências científicas indicam atualmente a árvore filogenética da linhagem do homem moderno conforme a representação acima, na qual o número 7 corresponde à espécie
A) Homo neanderthalensis.
B) Australopithecus habilis.
C) Australopithecus erectus.
D) Australopithecus sapiens.
E) Homo erectus.

clip_image008

Há mais de 1,5 milhões de anos, o Homo erectus, que muitos pensam ser descendente do H. habilis, surgiu na África. Estes seres possuíam encéfalos muito maiores, tendo sido provavelmente os primeiros a usar o fogo e a iniciar uma migração do continente africano para diversas regiões. Os seus vestígios foram já encontrados, aliás, em zonas tão diversas como a China, a Ásia ocidental, a Espanha e o sul da Grã-Bretanha. Os humanos modernos, H. sapiens sapiens, e o Homem de Neanderthal, H. sapiens neanderthalensis, são ambos, provavelmente, descendentes do H. erectus. ________________________________________________________________________________
INSTRUÇÃO: Responder à questão 55 com base na figura abaixo, a qual mostra órgãos adaptados à realização de trocas gasosas em diferentes grupos de animais.

clip_image009

Adaptado de Purves, W.K., Sadava, D., Orians, G.H. & Heller, H.C. (2002)
Vida: a ciência da Biologia. 6. ed., Porto Alegre: Artmed Editora.
55) A partir da observação das figuras acima, é correto afirmar que as estruturas _________ representam, respectivamente, _____________, as quais são adaptações que permitem a troca gasosa com ________.
A) A e B pulmões e traquéia o ar
B) A e D pulmões e traquéia o ar
C) B e C brânquias internas e brânquias externas a água
D) B e D traquéia e brânquias internas a água
E) C e D brânquias internas e brânquias externas o ar
Comentário: Enquanto pulmões conduzem o oxigênio à circulação, identificamos traquéias, presentes entre insetos, como rede ramificada de tubos, que conduzem o ar ao longo do corpo, de modo a atingir todos os orgãos. O oxigênio difunde-se diretamente da traquéia para os tecidos, e o dióxido de carbono segue o trajeto inverso.
________________________________________________________________________________
56) O Reino Animalia possui uma grande diversidade de espécies, as quais estão distribuídas em vários filos. O filo que apresenta o maior número de espécies descritas é o
A) Annelida.
B) Arthropoda.
C) Chordata.
D) Mollusca.
E) Platyhelminthes.
Comentário: Arthropoda é o filo que apresenta o maior número de indivíduos e espécies do reino animal, possuindo hoje mais de 1.100.000 espécies já descritas. Formam o mais diversificado grupo do planeta. Basta dizer que 60% das espécies vivas do planeta são de artrópodos terrestres, em sua maioria insetos.
Até o momento, a ciência descreveu cerca de 1.750.000 espécies vivas, sendo quase 900.000 insetos. E este número ainda tende a aumentar muito. Baseado em estimativas dos insetos ainda por se descobrir nas copas das árvores tropicais feitas por Terry Erwin, pesquisador do Smithsonian, cientistas moderados estimam que o número total de espécies no planeta gire em torno de 10.000.000 e 30.000.000 de espécies, destes mais de 90% insetos. Dentre os insetos, o campeão da diversidade de espécies são os besouros, com mais de 40% das espécies. Os besouros são absurdamente diversificado. Para termos uma idéia, cerca de 1/5 das espécies vivas no planeta são besouros. Se estamos assombrados com a diversidade de espécies, esperemos até ver os dados sobre a abundância dos artrópodos. Sim, eles não só são responsáveis pelo maior número de espécies. São também os mais numerosos. Em uma mata tropical, as formigas representam 1/3 da massa animal, e estima-se que os insetos correspondem a mais de 90 % dos indivíduos em número.
________________________________________________________________________________
INSTRUÇÃO: Responder à questão 57 com base nas afirmações abaixo, sobre as algas verdes do grupo Chlorophyta.
I. São organismos autotróficos que possuem clorofila a e b.
II. A substância de reserva é o amido.
III. A maioria é aquática.
IV. Todas são unicelulares.
V. As algas marrons e vermelhas NÃO são os seus parentes mais próximos.
57) Estão corretas todas as afirmativas EXCETO a
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.
Comentário: As clorofíceas (do gr. khloros, "verde"; phycon, "alga") ou clorófitas (do gr. phyton, "vegetal"), são as algas mais comuns, ocorrendo vastamente em água doce e do mar, mas também em ambientes terrestres úmidos, sobre troncos de árvores e associadas a fungos, formando uma estrutura mutualística denominada líquen. Podem ser unicelulares ou pluricelulares, coloniais ou de vida livre. Possuem clorofilas a e b, carotenos e xantofilas. São verdes justamente pelo fato de a clorofila predominar em relação aos demais pigmentos. Apresentam o amido como reserva e sua parede celular é de celulose. Tais características aproximam as clorófitas dos vegetais terrestres (intermediários e superiores), sendo sustentada a hipótese da evolução dessas plantas a partir das algas verdes.
Segundo alguns autores, pertencem ao reino Plantae, junto com feófitas (algas pardas, marrons) e rodófitas (algas vermelhas). Não esquecer que para serem incluídas neste reino devem ser pluricelulares, autotróficas fotossintetizantes, com cloroplastos e parede celular composta essencialmente de celulose, um polímero de glicose. A substância de reserva característica deve ser o amido, outro polímero de glicose.
________________________________________________________________________________
58) Se considerarmos que o parasitismo é uma interação extremamente comum na natureza e que muitas espécies animais podem possuir parasitos específicos, isto é, espécies de parasitos adaptados a apenas uma espécie de hospedeiro, podemos supor que o filo ______________ deve apresentar uma diversidade de espécies muito maior do que a atualmente conhecida pela ciência.
A) Cnidaria
B) Echinodermata
C) Nematoda
D) Porifera
E) Rotifera
Comentário: Há doze mil espécies conhecidas de nematódios, mas estima-se que possam existir aproximadamente 200 mil, a maioria microscópica. Isso faz desse grupo o de maior diversidade animal, somente superado pelo filo dos artrópodes. São mais estudados e conhecidos por abrigarem muitas espécies de vermes parasitas de seres humanos, responsáveis por doenças endêmicas como ascaridíase, ancilostomose, enterobiose e filariose.
Como são parasitas em sua maioria, sua estrutura interna é muito simples e reduzida, carecendo até mesmo de órgãos sensoriais; porém com pseudocelomas extensos. Externamente são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades.
________________________________________________________________________________
59) A associação entre plantas leguminosas e bactérias do gênero Rhizobium é um exemplo de mutualismo envolvendo membros de reinos distintos. Por tratar-se de um mutualismo, ambos os organismos são beneficiados. O papel das bactérias do gênero Rhizobium nessa associação contribui significativamente para o ciclo global
A) do carbono.
B) do nitrogênio.
C) da água.
D) do fósforo.
E) do enxofre.
Comentário: Bactérias dos gêneros Rhizobium, Bradyrhizobium, Sinorhizobium, e Azorhizobium, coletivamente denominados de rizóbios, possuem genes (nod) que as possibilitam infectar pelos radiculares de espécies de leguminosas que por sua vez as abrigam em estruturas especiais chamadas nódulos. Esta associação planta - bactéria é tida como mutualismo, uma vez que o nitrogênio fixado pelos microrganismos é assimilado pelas plantas, enquanto estas fornecem compostos de carbono. Este mutualismo pode ser altamente específico, de parte de ambos os simbiontes. Os rizóbios eram classificados de acordo com as espécies de leguminosas com as quais fossem capazes de formar nódulos e fixar nitrogênio. Portanto, Rhizobium phaseoli nodulava o feijão comum (Phaseolus vulgaris L.), R. japonicum a soja (Glycine max L.), R. meliloti a alfafa (Medicago sativa), R. viciae o feijão fava (Vicia faba) e R. trifolii o trevo (Trifolium repens).
Lembrem: Na natureza, somente um pequeno número de microrganismos, denominados diazotróficos ou fixadores de nitrogênio, é capaz de reduzir nitrogênio atmosférico a amônia. Esse processo é chamado de fixação biológica do nitrogênio (FBN) e realizado pelo complexo protéico da nitrogenase, a enzima que catalisa a reação.

clip_image010

_________________________________________________________________________________________
60) A fim de estudar o funcionamento de uma comunidade biótica, um biólogo “construiu” uma comunidade simplificada composta por um representante de cada nível trófico em um ambiente controlado, onde era permitida apenas a entrada de raios solares e de ar esterilizado. O gráfico abaixo apresenta a biomassa de equilíbrio atingida pelas populações de três espécies, uma planta (embaúba) e dois animais (preguiça e gato-do-mato), após um longo período de observação neste ambiente controlado.

clip_image011

Com base no conhecimento sobre o fluxo de energia ao longo da cadeia alimentar, é correto afirmar que as espécies 1, 2 e 3 representam, respectivamente, as populações de
A) embaúbas, preguiças e gatos-do-mato.
B) gatos-do-mato, embaúbas e preguiças.
C) gatos-do-mato, preguiças e embaúbas.
D) preguiças, gatos-do-mato e embaúbas.
E) preguiças, embaúbas e gatos-do-mato.
Comentário: Pirâmides de Biomassa são representadas, em cada nível trófico, pelo peso seco consumido numa cadeia alimentar e expressa a quantidade de matéria orgânica por área. Apresentam forma direta nos ecossistemas terrestres que tem produtores com biomassa muito maior que os consumidores; o peso de matéria viva dos produtores (embaúbas) supera o dos herbívoros (preguiças) e o destes supera o dos carnívoros (gatos-do-mato).

clip_image012

_________________________________________________________________________________________

Gabarito:
46 - C
47 - D
48 - B
49 - B
50 - A
51 - D
52 - D
53 - A
54 - E
55 - A
56 - B
57 - D
58 - C
59 - B
60 - E
Média da prova: 7,9260
Desvio-padrão: 3,0723

0 comentários: