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Prova ENEM 29/08/2004: questões de Biologia, com respostas comentadas.

(fonte: www.marcobueno.net)

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame interdisciplinar e contextualizado, que avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica em cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade. Também é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior por 455 instituições, sendo 52 públicas.
Em Porto Alegre, o ministro da Educação, Tarso Genro, e o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, visitaram o Instituto de Educação General Flores da Cunha, onde 810 alunos estavam inscritos para fazer a prova. Segundo Tarso Genro, o objetivo do Ministério é a ampliação do uso do Exame. “Desejamos que o Enem se transforme, cada vez mais, no principal instrumento para o acesso ao ensino superior no País”.
Cada participante receberá, a partir do dia 16 de novembro, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados. Constarão, nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas. Os alunos que informaram o número do CPF na ficha de inscrição terão acesso exclusivo pela Internet ao Boletim Individual de Resultados.

Questões com conteúdos de Biologia:

31. O que têm em comum Noel Rosa, Castro Alves, Franz Kafka, Álvares de Azevedo, José de Alencar e Frédéric Chopin? Todos eles morreram de tuberculose, doença que ao longo dos séculos fez mais de 100 milhões de vítimas. Aparentemente controlada durante algumas décadas, a tuberculose voltou a matar. O principal obstáculo para seu controle é o aumento do número de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos usados para combatê-la. Esse aumento do número de linhagens resistentes se deve a
(A) modificações no metabolismo das bactérias, para neutralizar o efeito dos antibióticos e incorporá-los à sua nutrição.
(B) mutações selecionadas pelos antibióticos, que eliminam as bactérias sensíveis a eles, mas permitem que as resistentes se multipliquem.
(C) mutações causadas pelos antibióticos, para que as bactérias se adaptem e transmitam essa adaptação a seus descendentes.
(D) modificações fisiológicas nas bactérias, para torná-las cada vez mais fortes e mais agressivas no desenvolvimento da doença.
(E) modificações na sensibilidade das bactérias, ocorridas depois de passarem um longo tempo sem contato com antibióticos.
34. A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização. Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reúso”, recomenda-se
(A) o uso doméstico, para preparo de alimentos.
(B) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.
(C) o abastecimento de reservatórios e mananciais.
(D) o uso individual, para banho e higiene pessoal.
(E) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas.
36. Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que
(A) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.
(B) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.
(C) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.
(D) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho.
(E) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.
46. Programas de reintrodução de animais consistem em soltar indivíduos, criados em cativeiro, em ambientes onde sua espécie se encontra ameaçada ou extinta. O mico-leão-dourado da Mata Atlântica faz parte de um desses programas. Como faltam aos micos criados em cativeiro habilidades para sobreviver em seu habitat, são formados grupos sociais desses micos com outros capturados na natureza, antes de soltá-los coletivamente. O gráfico mostra o número total de animais, em uma certa região, a cada ano, ao longo de um programa de reintrodução desse tipo.

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A análise do gráfico permite concluir que o sucesso do programa deveu-se
(A) à adaptação dos animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural, mostrada pelo aumento do número de nascidos na natureza.
(B) ao aumento da população total, resultante da reintrodução de um número cada vez maior de animais.
(C) à eliminação dos animais nascidos em cativeiro pelos nascidos na natureza, que são mais fortes e selvagens.
(D) ao pequeno número de animais reintroduzidos, que se mantiveram isolados da população de nascidos na natureza.
(E) à grande sobrevivência dos animais reintroduzidos, que compensou a mortalidade dos nascidos na natureza.
47. O bicho-furão-dos-citros causa prejuízos anuais de US$ 50 milhões à citricultura brasileira, mas pode ser combatido eficazmente se um certo agrotóxico for aplicado à plantação no momento adequado. É possível determinar esse momento utilizando-se uma armadilha constituída de uma caixinha de papelão, contendo uma pastilha com o feromônio da fêmea e um adesivo para prender o macho. Verificando periodicamente a armadilha, percebe-se a época da chegada do inseto. Uma vantagem do uso dessas armadilhas, tanto do ponto de vista ambiental como econômico, seria
(A) otimizar o uso de produtos agrotóxicos.
(B) diminuir a população de predadores do bicho-furão.
(C) capturar todos os machos do bicho-furão.
(D) reduzir a área destinada à plantação de laranjas.
(E) espantar o bicho-furão das proximidades do pomar.
48. No verão de 2000 foram realizadas, para análise, duas coletas do lixo deixado pelos freqüentadores em uma praia no litoral brasileiro. O lixo foi pesado, separado e classificado. Os resultados das coletas feitas estão na tabela a seguir.

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Embora fosse grande a venda de bebidas em latas nessa praia, não se encontrou a quantidade esperada dessas embalagens no lixo coletado, o que foi atribuído à existência de um bom mercado para a reciclagem de alumínio. Considerada essa hipótese, para reduzir o lixo nessa praia, a iniciativa que mais diretamente atende à variedade de interesses envolvidos, respeitando a preservação ambiental, seria
(A) proibir o consumo de bebidas e de outros alimentos nas praias.
(B) realizar a coleta de lixo somente no período noturno.
(C) proibir a comercialização apenas de produtos com embalagem.
(D) substituir embalagens plásticas por embalagens de vidro.
(E) incentivar a reciclagem de plásticos, estimulando seu recolhimento.
49. Um rio que é localmente degradado por dejetos orgânicos nele lançados pode passar por um processo de autodepuração. No entanto, a recuperação depende, entre outros fatores, da carga de dejetos recebida, da extensão e do volume do rio. Nesse processo, a distribuição das populações de organismos consumidores e decompositores varia, conforme mostra o esquema:

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Com base nas informações fornecidas pelo esquema, são feitas as seguintes considerações sobre o processo de depuração do rio:
I. a vida aquática superior pode voltar a existir a partir de uma certa distância do ponto de lançamento dos dejetos;
II. os organismos decompositores são os que sobrevivem onde a oferta de oxigênio é baixa ou inexistente e a matéria orgânica é abundante;
III. as comunidades biológicas, apesar da poluição, não se alteram ao longo do processo de recuperação.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.
57. A identificação da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da vida. Na década de 1950, um estudo pioneiro determinou a proporção das bases nitrogenadas que compõem moléculas de DNA de várias espécies.

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A comparação das proporções permitiu concluir que ocorre emparelhamento entre as bases nitrogenadas e que elas formam
(A) pares de mesmo tipo em todas as espécies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA.
(B) pares diferentes de acordo com a espécie considerada, o que garante a diversidade da vida.
(C) pares diferentes em diferentes células de uma espécie, como resultado da diferenciação celular.
(D) pares específicos apenas nos gametas, pois essas células são responsáveis pela perpetuação das espécies.
(E) pares específicos somente nas bactérias, pois esses organismos são formados por uma única célula.
58. Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam freqüentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,
(A) a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.
(B) a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.
(C) a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.
(D) a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.
(E) a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.
62. Comprimam-se todos os 4,5 bilhões de anos de tempo geológico em um só ano. Nesta escala, as rochas mais antigas reconhecidas datam de março. Os seres vivos apareceram inicialmente nos mares, em maio. As plantas e animais terrestres surgiram no final de novembro. (Don L. Eicher, Tempo Geológico)

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Na escala de tempo acima, o sistema solar surgiu no início de janeiro e vivemos hoje à meia-noite de 31 de dezembro. Nessa mesma escala, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil também no mês de dezembro, mais precisamente na
(A) manhã do dia 01.
(B) tarde do dia 10.
(C) noite do dia 15.
(D) tarde do dia 20.
(E) noite do dia 31.

Respostas, com comentários:

31. B. Os seres vivos não se adaptam ao meio, são selecionados pelo meio. Antibióticos e pesticidas não geram seres mais resistentes mas selecionam aqueles que já são mais resistentes; somente saberemos isto após utilizá-los. Cada utilização de um antibiótico elimina somente organismos menos resistentes, selecionando organismos mais resistentes, agora livres da competição com os de menor resistência para aquela substância; reproduzem-se rapidamente e originam indivíduos diferentes, com vários graus de resistência, com grupos que sobreviverão à utilização de um novo produto. "Nós selecionamos indivíduos cada vez mais resistentes e mais difíceis de serem destruídos".
34. E. Reúso é a utilização da água por mais de uma vez, depois de um tratamento adequado. O reúso planejado da água faz parte de um programa global encabeçado pela Organização das Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde. Esse programa pretende alcançar três importantes elementos que coincidem com os objetivos da Sabesp: proteção da saúde pública, manutenção da integridade dos ecossistemas e uso sustentado da água. Pode ser utilizada para inúmeros fins, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, em diversos processos industriais, em prefeituras e entidades que usam a água para fins não - potáveis.
36. A. A energia solar aquece a água dos oceanos, mares e massas terrestres, transferindo-as à atmosfera como vapor de água. Uma vez na atmosfera, o vapor forma as nuvens. As nuvens são transportadas por padrões da clima, que recebem influência da topografia do terreno. Às vezes o vapor se condensa em forma de neblina ou nuvens e eventualmente desce à Terra como precipitação, acumulando-se em águas superficiais e sob o terreno. Ato contínuo, o processo de reciclagem, com o regresso da água para a atmosfera, continua. Os processos chave do ciclo hidrológico são: evaporação, transpiração, precipitação e a infiltração. Outros processos são a respiração e a combustão.

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Fonte: www.sabesp.com.br/sabesp_ensina/ basico/ciclo/default.htm

46. A. O mico-leão-dourado tem sido criado em alguns zoológicos no mundo, com o objetivo de reproduzi-lo, aumentando sua população para que posteriormente seja solto em ambiente natural, em áreas de Mata Atlântica, localizadas no Rio de Janeiro.

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Porém, para se criar um animal em cativeiro, é necessário conhecer seu hábitos alimentares, reprodutivos e de comportamento na natureza e oferecer essas mesmas condições no ambiente manejado pelo homem. Assim fica muito mais fácil, quando há necessidade de soltar os animais reproduzidos em cativeiro, pois as condições encontradas são semelhantes tanto em ambiente controlado quanto em vida livre. Uma das formas encontradas para que ocorra sucesso na soltura dos animais em cativeiro é colocá-lo em contato com outro animal do ambiente selvagem, permitir essa convivência, e se este vive em grupos, juntar a grupos maiores. Daí pode-se tentar fazer um novo grupo familiar diferente, de forma que, esses animais da natureza, possam ensinar aqueles que nasceram em cativeiro. Ë nesse momento que eles começam a andar com os outros, correndo atrás do companheiro que sabe lidar melhor com o ambiente natural. Se ele foi numa fruteira e comeu o fruto, daí o animal entende que também pode comer. Todos têm que ter um aprendizado e quem ensina ao macaco é sempre outro macaco, no caso, o animal que vive no ambiente selvagem. (Fonte: http://www.institutopaubrasil.org.br/meio/reintroducao.htm)
47. A. Feromônios são definidos como substâncias liberadas por animais que exercem influência sobre indivíduos da mesma espécie. É um termo originário do grego e etimologicamente tem a seguinte significação: "pherein" = carregar e "horman" = excitar, estimular. Ou seja, são substâncias que possuem ou carregam uma excitação ou estímulo. Como os hormônios, os feromônios são mensageiros químicos mas, em vez de transportar informação dentro de um indivíduo, eles transportam as informações entre indivíduos de mesma espécie. Os feromônios podem ter diferentes funções. Feromônios liberadores e inicializadores estimulam alterações fisiológicas e comportamentais, enquanto os feromônios de informação são indicadores de território ou de identidade, feromônios sexuais, de alarme, de agregação, trilhas (utilizadas pelas formigas), por exemplo. Os feromônios podem exercer sua influência sem serem detectados conscientemente como odor.

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Ecdytolopha aurantiana (bicho-furão-dos-citros) é uma praga cuja lagarta ataca os frutos das plantas cítricas, provocando sua queda e apodrecimento, tornando-os impróprios tanto para o consumo “in natura” quanto para o processamento pela indústria. O fruto atacado pelo bicho-furão apresenta secreções duras e secas no local do ataque. Feromônio sexual é uma substância química liberada principalmente pelas fêmeas dos insetos, que atrai os machos para o acasalamento. Cada espécie tem seu próprio e exclusivo feromônio sexual. O feromônio sexual do bicho-furão é sintetizado pela Fuji FlavorCo. do Japão. Foi obtido através de pesquisas desenvolvidas em parceria entre a ESALQ e a UFV, com recursos do Fundecitrus. Este feromônio é comercializado sob a forma de um “kit”, pela Coopercitrus. O “kit” é composto por 2 pastilhas (que contém o feromônio sexual do bicho furão) e mais duas armadilhas contendo “sticky” (cola), onde os machos, atraídos pelo feromônio, ficarão aderidos. (Fonte: http://www.ferocitrusfurao.com.br/comportamento.htm)
48. E. Reciclagem é a revalorização dos descartes de consumo individual, domésticos e industriais, mediante uma série de operações, que permitem que os materiais sejam reaproveitados como matéria-prima para outros produtos. É uma atividade moderna que alia consciência ecológica ao desenvolvimento econômico e tecnológico.

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49. D. A introdução de matéria orgânica em um corpo d'água resulta, indiretamente, no consumo de oxigênio dissolvido. Tal se deve aos processos de estabilização da matéria orgânica realizados pelas bactérias decompositoras, as quais utilizam o oxigênio disponível no meio líquido para a sua respiração. O decréscimo da concentração de oxigênio dissolvido tem diversas implicações do ponto de vista ambiental, constituindo-se em um dos principais problemas de poluição das águas em nosso meio.
A matéria orgânica do esgoto é decomposta pela ação das bactérias presentes no próprio efluente, transformando-se em substâncias estáveis, ou seja as substâncias orgânicas insolúveis dão origem a substâncias inorgânicas solúveis. Havendo oxigênio livre (dissolvido), são as bactérias aeróbias que promovem a decomposição. Na ausência do oxigênio, a decomposição se dá pela ação das bactérias anaeróbias. A decomposição aeróbia diferencia-se da anaeróbia pelo seu tempo de processamento e pelos produtos resultantes. Em condições naturais, a decomposição aeróbia necessita três vezes menos tempo que a anaeróbia e dela resultam gás carbônico, água, nitratos e sulfatos, substâncias inofensivas e úteis à vida vegetal. O resultado da decomposição anaeróbia é a geração de gases como o sulfídrico, metano, nitrogênio, amoníaco e outros, muitos dos quais malcheirosos.
Após o lançamento dos esgotos, o curso d’água poderá se recuperar por mecanismos puramente naturais, constituindo o fenômeno da autodepuração. A autodepuração de um curso d'água é a sua capacidade de promover a estabilização de determinada carga poluidora nele lançada. Se, em um sentido mais amplo, a autodepuração esta associada à capacidade de um corpo d'água retornar às condições ecológicas iniciais, na prática, entretanto, isso não ocorre, porque haverá a formação de compostos estáveis em concentrações diferentes das anteriormente existentes, ainda que a estabilização seja completa e o oxigênio consumido seja totalmente recuperado.
As comunidades, associações entre seres vivos de espécies diferentes, reduzem-se, em número de espécies, pela poluição e tornam a aumentar, aumentando sua complexidade, pela autodepuração.
57. A. Os cromossomos são quimicamente formados por DNA que é um polinucleotídeo formado por moléculas menores chamadas de nucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por um radical fosfato, uma pentose (a desoxirribose) e uma base nitrogenada; as bases nitrogenadas do DNA são 4: a adenina, a timina, a guanina e a citosina, o que determina que tenhamos 4 tipos de nucleotídeos. Os nucleotídeos estão ligados verticalmente pelo radical fosfato e horizontalmente por pontes de hidrogênio, duplas entre a adenina e a timina e triplas entre a guanina e a citosina. Esta universalidade garante que o código genético terá surgido muito cedo na evolução da Vida na Terra, provavelmente logo no primeiro ancestral procarionte dos organismos atuais.

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58. C. O diretor do programa da Nasa "Exploração a Marte", o porto-riquenho Orlando Figueroa, disse, em 23/10/2003, que os estudos realizados sobre esse planeta revelaram condições propícias para o desenvolvimento de vida nele. Figueroa acrescentou que apesar da presença de componentes essenciais como água e carbono, "ainda não se corroborou algum tipo de vida, mas sim as condições". Em sua palestra "Exploring the Universe and the Search for Life", na Universidade do Sagrado Coração em San Juan, o cientista explicou que Marte apresenta características físicas similares às da Terra. Satélites que orbitaram o planeta vermelho, como o "Mars Global Surveyor", revelam a presença de vales, canyons e terreno montanhoso com marcas que sugerem o fluxo de água, precisou Figueroa. "Marte é o primeiro planeta em que podemos provar que pode ter vida", disse o também diretor da Unidade de Sistemas, Tecnologia e Conceitos Avançados do Centro de Vôos Espaciais Goddard da Nasa.
62. E. O nosso planeta é incrivelmente velho para os padrões de tempo humanos. Seriam necessários muitos livros para que contássemos os detalhes de cada dia que vivemos. Como então seriam registrados os dias até 65 milhões de anos atrás após o desaparecimento do último dinossauro? Ou os 245 milhões de anos passados desde o final da maior crise biológica que a Terra experimentou, no final da Era Paleozóica?

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"Mesmo hoje a quantidade real de tempo geológico decorrido, visto que é tremendamente grande, significa pouco, sem qualquer base de comparação. Para este fim, têm sido inventados numerosos esquemas nos quais, eventos geológicos chaves são localizados proporcionalmente, em unidades de comprimento ou tempo atuais, de modo a tornar o tempo geológico um tanto mais compreensível.
Comprimam-se, por exemplo, todos os 4,5 bilhões de anos de tempo geológico em um só ano. Nesta escala, as rochas mais antigas reconhecidas datam de março. Os seres vivos apareceram inicialmente nos mares, em maio. As plantas e animais terrestres surgiram no final de novembro e os pântanos, amplamente espalhados que formaram os depósitos de carvão pensilvanianos, floresceram durante cerca de quatro dias no início de dezembro. Os dinossauros dominaram nos meados de dezembro, mas desapareceram no dia 26, mais ou menos na época que as montanhas rochosas se elevaram inicialmente. Criaturas humanóides apareceram em algum momento na noite de 31 de dezembro, e as mais recentes capas de gelo continentais começaram a regredir da área dos Grandes Lagos e do norte da Europa a cerca de 1 minuto e 15 segundos antes da meia noite do dia 31. Roma governou o mundo ocidental por 5 segundos, das 11h:59m:45s até 11h:59m:50s. Colombo descobriu a América 3 segundos antes da meia noite, e a ciência da geologia nasceu com os escritos de James Hutton exatamente há pouco mais que 1 segundo antes do final de nosso movimentado ano dos anos.
Os especialistas interessados na idade total da Terra comumente consideram o principio quando a Terra alcançou sua presente massa. Provavelmente, este era o mesmo ponto em que a crosta sólida da Terra se formou de início, mas não se tem rochas que datem deste tempo inicial. Na verdade, as evidências atualmente disponíveis sugerem que nenhuma rocha permaneceu do primeiro bilhão de anos, mais ou menos, da história da Terra. Antes do princípio, processos cósmicos desconhecidos estavam produzindo a matéria, como a conhecemos hoje, para a terra e para o nosso sistema solar. Este intervalo incluímos no tempo cósmico. É o tempo, desde o inicio da Terra, que constitui propriamente o Tempo Geológico." Retirado do livro Tempo Geológico, de Don L. Eicher, professor da Universidade do Colorado.

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Fonte: http://www.drm.rj.gov.br/item.asp?chave=43

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