Principais Livros

Seguidores

Siga - nos

assine o feed

siga no Twitter

BACTÉRIAS

Podem ser:

Heterótrofas Aeróbios
Anaeróbios (fermentantes)
Saprófitos (decompositores)
Autótrofas
Fotossintetizantes
Quimiossintetizantes
Estrutura das bactérias
Parede celular-
Envoltório extracelular rígido responsável pela forma da bactéria constituída por um complexo protéico - glicídico (proteína + carboidrato) com a função de proteger a célula contra agressões físicas do ambiente.
Obs.: Não possui celulose como as das células vegetais.
Cápsula- Camada de consistência mucosa ou viscosa formada por polissacarídeos que reveste a parede celular em algumas bactérias. É encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose.
Membrana plasmática- Mesma estrutura e função das células eucariontes.
Citoplasma- Formado pelo hialoplasma e pelos ribossomos. Ausência de organelas membranosas.

Nucleóide- Região onde se concentra o cromossomo bacteriano, constituído por uma molécula circular de DNA. É o equivalente bacteriano dos núcleos de células eucariontes. Não possui carioteca ou envoltório nuclear. Além do DNA presente no nucleóide, a célula bacteriana pode ainda conter moléculas adicionais de DNA, chamadas plasmídios ou epissomas.
Flagelos- Apêndices filiformes usados na locomoção.
Fímbrias- Apêndices filamentares, de natureza protéica, mais finos e curtos que os flagelos. Nas bactérias que sofrem conjugação, as fímbrias funcionam como pontes citoplasmáticas permitindo a passagem do material genético.
Reprodução das bactérias
1. Assexuada
-
Bipartição ou cissiparidade
Nesse processo a célula bacteriana duplica seu cromossomo e se divide ao meio, apoiado no mesossomo, originando duas novas bactérias idênticas à original.
2. Sexuada ou Transmissão genética
- Conjugação- Consiste na passagem (ou troca) de material genético entre duas bactérias através de uma ponte citoplasmática formada pelas fímbrias.
- Transformação- A bactéria absorve moléculas de DNA disperso no meio. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactérias mortas.
- Transdução As moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores.

clip_image001

CITOLOGIA

Principais componentes da célula animal
Membrana- Formada por uma dupla camada de fosfolipídios, bem como por proteínas espaçadas e que podem atravessar de um lado a outro da membrana. Algumas proteínas estão associadas a glicídios, formando as glicoproteínas. Controla a entrada e a saída de substâncias.
Fosfolipídios - Fosfato (PO4-3) associado a lipídios (gorduras) - São os principais componentes das membranas celulares. A região do fosfato ("cabeça") se encontra eletricamente carregada (região polar) enquanto que as duas cadeias de ácidos graxos (pertencentes ao lipídio) não apresentam carga elétrica (região apolar).
Glicoproteínas- Associação de proteínas com glicídios (açúcares) presentes nas células animais em geral. Os glicídios recobrem as células como "pêlos" protegendo-as contra agressões do meio ambiente e retendo substâncias, como nutrientes e enzimas, constituindo o glicocálix.
Retículo endoplasmático (RE)- Atua como transportador de substâncias. Há duas formas: O R.E. liso, onde há a produção de lipídios, e o R.E. rugoso, onde se encontram aderidos a sua superfície externa os ribossomos, sendo local de produção de proteínas, as quais serão transportadas internamente para o Complexo de Golgi.
Mitocôndria- Organela formada por duas membranas lipoprotéicas. Dentro delas se realiza o processo de extração de energia dos alimentos que será armazenada em moléculas de ATP (adenosina trifosfato). É o ATP que fornece energia necessária para as reações químicas celulares.
Lisossomo- Estrutura que apresenta enzimas digestivas capazes de digerir um grande número de produtos orgânicos. Realiza a digestão intracelular. É importante nos glóbulos brancos e de modo geral para a célula já que digere as partes desta (autofagia) que serão substituídas por outras mais novas, o que ocorre com freqüência em nossas células.
Complexo de Golgi- São bolsas membranosas e achatadas, que podem armazenar e transformar substâncias que chegam via retículo endoplasmático; podem também eliminar substâncias produzidas pela célula, mas que irão atuar fora dela (enzimas por exemplo). Produzem ainda os lisossomos.
Centríolos- São estruturas cilíndricas, geralmente encontradas aos pares. Dão origem a cílios e flagelos (menos os das bactérias), estando também relacionados com a formação do fuso acromático.

Principais componentes da célula vegetal
Cloroplasto- Organela formada por duas membranas e por estruturas discoidais internas. É a sede da fotossíntese, pois contém moléculas de clorofila que capturam a energia solar e produzem moléculas como glicose, utilizada pelas mitocôndrias para a geração de ATP.
Parede celulósica- Constituída por celulose (polissacarídio) e também por glicoproteínas (açúcar + proteína), hemicelulose (união de certos açúcares com 5 carbonos) e pectina (polissacarídio). A celulose forma fibras, enquanto as outras constituem uma espécie de cimento; juntas formam uma estrutura muito resistente.
Vacúolo- Estrutura derivada do retículo endoplasmático que pode conter líquidos e pigmentos, além de diversas outras substâncias.

clip_image002

CARACTERISTICAS DOS SERES VIVOS

São compostos por:
- Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
- Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas.
Composição química aproximada da matéria viva:
- 75 a 85% de água
- 1% de sais minerais
- 1% de carboidratos
- 2 a 3% de lipídios
- 10 a 15% de proteínas
- 1% de ácidos nucléicos
Reprodução - É a capacidade que têm os seres vivos de originar novos indivíduos semelhantes a eles. Pode ser: sexuada (gâmica) ou assexuada (agâmica).
Evolução - É a transformação gradual de grupos de organismos ao longo do tempo, dando origem a novas espécies.
Metabolismo - É o conjunto de processos químicos responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia pelos organismos. Apresenta duas etapas: anabolismo (processos de síntese) e catabolismo (processos de degradação ou análise).
Organização celular - Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células.
De acordo com o tipo de célula os seres vivos podem ser:
- Procariontes - Possuem células procariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e nucleóide. Ex.: bactérias, algas azuis ou cianofíceas.
- Eucariontes - Possuem células eucariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e núcleo. Ex.: fungos, plantas e animais.
- Diferenciação celular - Ocorre nos seres multicelulares. As células sofrem modificações dando origem a grupos de células com formas variadas, cada qual adaptada ao exercício de uma determinada função.

Classificação dos seres vivos

São cinco reinos:
Moneras. Seres unicelulares (formados por uma única célula) procariontes (células sem núcleo organizado). O material hereditário é constituído por ácido nucléico no citoplasma. São as bactérias e as cianófitas (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos.
Protistas. Seres unicelulares eucariontes (que possuem núcleo individualizado). Seu material genético está organizado nos cromossomos, dentro do núcleo. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), que até a metade do século XX eram considerados animais primitivos.
Fungos Seres eucariontes uni e pluricelulares como as leveduras, o mofo e os cogumelos. Já foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos e que não se encontra entre as plantas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila.
Plantas São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese). Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados
Animais São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento). Englobam desde as esponjas marinhas até o homem, cujo nome científico é Homo sapiens.

O CORPO HUMANO - ANATOMIA

amígdala

tonsila palatina

aparelho digestivo

sistema digestório

cúbito

ulna

gânglios linfáticos

nódulos linfáticos

maxilar inferior

mandíbula

omoplata

escápula

escápula

orelha externa

ouvido interno

orelha interna

ouvido médio

orelha média

perônio

fíbula

pomo de Adão

proeminência laríngea

rótula

patela

seio

mama

tendão de Aquiles

tendão calcâneo

trompa de Eustáquio

tuba auditiva

trompas de Falópio

trompas de Falópio

0 comentários: