Principais Livros

Seguidores

Siga - nos

assine o feed

siga no Twitter

Clonagem reprodutiva humana é internacionalmente repudiada e clonagem terapêutica é objeto de polêmica.

O termo clonagem deriva etimologicamente do grego klón, que quer dizer "broto". De acordo com Webber - 1903 (a data é para demonstrar que o assunto não é recente), um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à matriz original. Os indivíduos resultantes são geneticamente idênticos; o genótipo será o mesmo mas, por influência ambiental, poderão ter diferentes fenótipos. É um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. Em plantas, os meristemas, melhor as células meristemáticas, atuam como as células-tronco nos animais. Em seres humanos, os clones naturais são os gêmeos monozigóticos que se originam da divisão de um mesmo zigoto, originado de um mesmo ovócito fertilizado.
No Brasil, o projeto da nova Lei de Biossegurança, aprovado pela Câmara dos Deputados no início de fevereiro de 2004, e que substituirá a lei vigente, de 1995, proíbe a produção de embriões humanos destinados a servir como material biológico. Só seria permitida a pesquisa com células-tronco provenientes de cordões umbilicais, medulas ósseas ou placentas. Embriões descartados pelas clínicas de fertilização in vitro ou produzidos por clonagem terapêutica não poderiam ser usados para a obtenção de células-tronco.
O Projeto (PLC 9/2004), ao passar pela Comissão de Educação do Senado (aprovado em 10 de agosto de 2004) recebeu do relator Senador Osmar Dias um substitutivo que permite a destruição de embriões humanos com o fim de suas células serem transplantadas para o tratamento de adultos doentes, com autorização do casal de doadores dos gametas, desde que estejam congelados até três anos da publicação da lei e que sejam inviáveis para a implantação no processo de fertilização. Mas o projeto não deverá ser votado tão cedo no Congresso. A proposta que está no Senado é considerada polêmica porque, além da questão das células-tronco, trata também da comercialização e pesquisa de organismos geneticamente modificados, os transgênicos. A clonagem reprodutiva - para produzir seres humanos clonados - continuará expressamente proibida porque não existe a menor segurança de que crianças geradas por meio dela serão bem formadas. Esta também é a posição das academias de ciências de mais de 60 países, incluindo a do Brasil, do Conselho da Europa que adotou (em janeiro de 1998, com vigor a partir de março de 2001) um protocolo que proíbe "qualquer intervenção que tenha por fim criar um ser humano geneticamente idêntico a outro ser humano vivo ou morto" e dos cientistas da Hugo (Organização Genoma Humano), durante seu encontro anual, em 2002, em Xangai (China).
Em dezembro de 2001, a ONU decidiu elaborar uma Convenção Internacional Contra a Clonagem Reprodutiva de Seres Humanos, deixando claro que a clonagem como forma de reprodução de seres humanos é internacionalmente repudiada e uma ameaça à dignidade do ser humano da mesma forma que a tortura, a discriminação racial e o terrorismo. Durante as reuniões para a elaboração desse tratado internacional, com a participação de mais de 80 países, ficou clara a existência de um único consenso internacional: a clonagem não deve ser utilizada como forma de reprodução assistida em seres humanos. O comitê legal da assembléia-geral da ONU aprovou por apenas 1 voto (80 a favor e 79 contra, por discordarem do texto sobre clonagem terapêutica), com 15 abstenções, a proposta de adiar para 2005 a redação de um tratado sobre a clonagem.

1. A clonagem reprodutiva.

clip_image001

Na clonagem reprodutiva, o núcleo de uma célula adulta seria introduzido no ovócito enucleado, com núcleo removido, e transferido para um "útero de aluguel", na fase de blastocisto, com a finalidade de gerar um embrião geneticamente idêntico ao doador do material genético. Resultaria uma célula única, diplóide como a resultante da fusão de um óvulo e um espermatozóide, portanto similar a um zigoto. Essa célula já teria no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. O DNA estaria condensado e organizado em 46 cromossomos.

clip_image002

Logo após a fecundação, o "zigoto" começaria a se dividir: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante, por mitoses de clivagem. Na fase de 32 a 64 células, as células do embrião se diferenciariam em dois grupos: um grupo de células externas, o trofoblasto ou trofoectoderma, que iria originar a placenta e demais anexos embrionários e uma massa de células internas, o botão ou nó embrionário, que originaria o embrião propriamente dito. Esse conjunto embrionário seria o blastocisto.

clip_image003

Nessa fase ocorreria a implantação, nidação, do embrião na cavidade uterina. As células internas do blastocisto originariam as centenas de tecidos que compõem um corpo humano. Seriam chamadas de *células-tronco totipotentes, antes da divisão em grupos, ou pluripotentes, após. A partir de um determinado momento, essas células somáticas, não sexuais, que ainda são todas iguais, começariam a se diferenciar nos vários tecidos que iriam compor ao organismo: sangue, fígado, músculos, cérebro, ossos, etc. Os genes que controlariam essa diferenciação e o processo pelo qual ela ocorreria ainda são objeto de pesquisa. O que sabemos é que, a partir daí, as células somáticas diferenciadas, especializadas para determinada (s) função (ões), perderiam a capacidade de originar qualquer outro tecido. As células descendentes de uma célula diferenciada iriam manter as mesmas características daquela que as originou, isto é, células de fígado iriam originar células de fígado, células musculares iriam originar células musculares, e assim por diante. Apesar de o número de genes e o DNA serem iguais em todas as células do nosso corpo, os genes nas células somáticas diferenciadas se expressam de maneiras diferentes em cada tecido, isto é, a expressão gênica é específica para cada tecido. Com exceção dos genes responsáveis pela manutenção do metabolismo celular que se mantêm ativos em todas as células do organismo, só iriam funcionar, em cada tecido ou órgão, os genes importantes para a manutenção deste. Os outros seriam mantidos inativos.
Seria como um gêmeo monozigótico, idêntico, nascido posteriormente. A experiência demonstrou que não é um processo fácil.
A ovelha Dolly só nasceu depois de 276 tentativas que fracassaram. A equipe retirou uma célula embrionária normal de uma ovelha e removeu seu núcleo.

clip_image004

Depois, retiraram o núcleo de uma célula da glândula mamária de outra ovelha e usaram corrente elétrica para fundi-la com a célula enucleada. Além disso, dentre as 277 células da mãe de Dolly que foram inseridas em um óvulo sem núcleo, 90% não alcançaram nem o estágio de blastocisto. De todos os outros embriões que conseguiram se dividir e ser implantados, apenas Dolly nasceu. Apesar das dificuldades, o nascimento do primeiro mamífero clonado mostrou a possibilidade de um núcleo de uma célula totalmente diferenciada gerar um indivíduo adulto, aparentemente normal. Também ficou o aprendizado que a clonagem como forma de reprodução de mamíferos é extremamente ineficiente, com taxas de sucesso em torno de 1%.
A morte precoce do primeiro mamífero clonado do mundo mostra que a clonagem reprodutiva é perigosa mas mostrou que é possível se produzir tecidos e órgãos a partir de células-tronco. Dolly foi sacrificada na sexta-feira,14 de fevereiro de 2003, seis anos depois do seu nascimento, por sofrer de uma doença pulmonar incurável, segundo informações do Instituto Roslin, de Edimburgo, na Escócia, onde se deu a clonagem. O fato volta a pôr em evidência o envelhecimento precoce e os problemas de saúde verificados nos animais nascidos mediante essa técnica. A decisão foi resultado de exame que comprovou uma doença degenerativa, comum em ovelhas com muita idade, explicou o diretor interino do instituto, Harry Griffin. O corpo de Dolly foi prometido para o Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, onde deverá ficar exposto. Descobriu-se que os cromossomos de Dolly tinham telômeros menores que os de animais concebidos de forma natural. Telômeros são seqüências de DNA que ficam na extremidade dos cromossomos. Acredita-se que eles estejam associados ao envelhecimento celular, atuando como "cronômetros" bioquímicos.
A tentativa posterior de clonar outros mamíferos, tais como camundongos, porcos, bezerros e, mais recentemente, uma gata chamada Cc, ou CopyCat, também tem mostrado uma eficiência muito baixa e uma proporção muito grande de abortos e embriões malformados. No caso de Cc, de 188 óvulos clonados foram obtidos 87 embriões, mas somente um animal vivo. Até hoje não se conseguiu clonar primatas, como macacos, nem cães. Além disso, pesquisadores do Japão acabam de relatar que camundongos clonados também têm vida mais curta e apresentam problemas como lesões hepáticas, pneumonia grave, tumores e baixa imunidade. De qualquer modo, isso mostra que esta questão, que é extremamente importante, continua em aberto. Sugere que existem diferenças de acordo com a espécie animal, começam com os diferentes tipos de óvulos e segmentação, e que, portanto, não podemos extrapolar achados em modelos animais para os humanos. Imagine-se uma criança com aspecto e doenças de um velho.

Anos de pesquisa permitiram armazenar um extenso conhecimento
sobre as células-tronco:

Totipotentes ou embrionárias: são as que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano. São aquelas presentes nas primeiras fases da divisão, quando o embrião tem até 16 - 32 células (até três ou quatro dias de vida). Essas células são conhecidas como ES (embryonic stem cells), e podem proliferar indefinidamente, in vitro, sem se diferenciar, mas também podem se diferenciar se forem modificadas as condições de cultivo. A grande conquista foi encontrar as condições adequadas para que as células ES proliferem e continuem indiferenciadas.
Pluripotentes ou multipotentes: são as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e outros anexos embrionários. As pluripotentes ou multipotentes surgem quando o embrião atinge a fase de blastocisto (a partir de 32 -64 células, aproximadamente a partir do 5.o dia de vida). Assim, as células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa do blastocisto destinam-se a produzir a placenta e as membranas embrionárias. Alguns trabalhos classificam as multipotentes como aquelas com capacidade de formar um número menor de tecidos do que as pluripotentes, enquanto outros acham que as duas definições são sinônimas. Pesquisas ainda em andamento indicam que até 14 dias depois da fecundação, as células embrionárias seriam capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos.
Oligopotentes: são aquelas que conseguem diferenciar-se em poucos tecidos. São exemplo as encontradas no trato intestinal.
Unipotentes: as que conseguem diferenciar-se em um único tecido. Estão presentes no tecido cerebral adulto e na próstata, por exemplo.
O banimento quase universal da clonagem reprodutiva humana transferiu a polêmica para a clonagem terapêutica para obtenção de células-tronco embrionárias. Para muitos poderiam ser substituídas por células-tronco adultas, que recebem também a denominação individual de pós-natal, por estarem presentes em recém-nascidos e no cordão umbilical. Em junho de 2000, um grupo do Instituto Karolinska (Suécia), liderado por Jonas Frisen, confirmou que células-tronco neurais de camundongos adultos têm capacidade generalizada de diferenciação, podendo gerar qualquer tipo celular, de músculo cardíaco a estômago, intestino, fígado e rim, quando injetadas em embriões de galinha e camundongo. Esse resultado quebrou todos os dogmas, indicando que uma célula-tronco adulta é capaz de se diferenciar em qualquer tipo de célula, independentemente de seu tecido de origem, desde que cultivada sob condições adequadas. Pesquisas recentes constataram que além da pele, do intestino e da medula óssea, outros tecidos e órgãos humanos - fígado, pâncreas, músculos esqueléticos (associados ao sistema locomotor), tecido adiposo e sistema nervoso - têm um estoque de células-tronco e uma capacidade limitada de regeneração após lesões. A pluripotencialidade das células-tronco adultas tem sido contestada por pesquisas desenvolvidas em diversos laboratórios e Universidades e, segundo eles, torna-se necessário a investigação do uso de células-tronco embrionárias humanas nas terapias celulares, comparando-as com as células-tronco adultas.
O tema foi debatido no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Ufrgs durante o seminário "Células-tronco: biologia e aplicações". No encontro, foram discutidas questões éticas e legais e usos das células em vários tipos de doenças. Participe de uma pesquisa e informe-se sobre os resultados acessando "Discussão sobre Pesquisa Utilizando Células Tronco Embrionárias Humanas". http://www.ufrgs.br/celulastronco/
Testes:
1. (UFRGS 2003) Pouco depois do nascimento da ovelha Dolly, em 1997, um laboratório anunciou o nascimento da ovelha Polly. Esse animal é capaz de produzir em seu leite um importante fator da coagulação sangüínea humana que os hemofílicos não têm a capacidade de sintetizar. Na criação de Polly, foi retirada uma célula somática de uma ovelha doadora e, no núcleo dessa célula, foi inserido o gene humano de interesse. Esse núcleo substituiu, então, o de um ovócito de uma mãe de aluguel. A relevância desse experimento reside no fato de que, se rebanhos forem criados a partir da multiplicação de ovelhas geneticamente iguais a Polly, será possível produzir um fator de coagulação sangüínea em grande escala para uso terapêutico.
Os dois segmentos sublinhados no texto acima representam processos atualmente utilizados em genética. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a designação desses processos.
(A) fertilização assistida - transgenia
(B) recombinação - terapia gênica
(C) terapia gênica - biotecnologia
(D) clonagem - seleção artificial
(E) transgenia - clonagem
02. (UFRGS 2002) “Os experimentos com células-tronco fazem parte da rotina de pesquisadores gaúchos. Em um laboratório do Departamento de Genética da UFRGS, em Porto Alegre, cientistas conseguiram desenvolver células sangüíneas a partir de células indiferenciadas.” Zero Hora, 11 ago. 2001.
Em relação à utilização de células-tronco em pesquisas científicas, é correto afirmar que
(A) uma célula-tronco de adulto é capaz de se diferenciar em diferentes tipos celulares, desde que cultivada em condições ade-quadas.
(B) durante a produção de células sangüíneas, as células-tronco da medula óssea originam células progressivamente mais diferenciadas e com maior capacidade proliferativa.
(C) em um experimento de clonagem, a célula receptora do núcleo transplantado é responsável por 50% das características genéticas do embrião resultante.
(D) no cordão umbilical podem ser encontradas células totipotentes.
(E) as células da gástrula se encontram no estágio final de diferenciação.
03. (UFPR 2004, modificada de V ou F para resposta única) “As células-tronco conhecidas há mais tempo são as embrionárias, que aos poucos, com o desenvolvimento do embrião, produzem todas as demais células de um organismo. As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século 19, mas só há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamente em laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celu-lar interna de blastocisto (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos.” (CARVALHO, Antônio Carlos Campos de. Células-tronco. A medicina do futuro. Ciência Hoje, 2001, vol. 29, n. 172, p. 28.)
O estágio inicial de desenvolvimento a que o texto se refere é o final da clivagem. Sobre o assunto, é incorreto afirmar:
(A) A clivagem caracteriza-se por uma seqüência de divisões celulares, que na maioria dos animais acontecem muito rapidamente.
(B) Ao final da clivagem, o embrião apresenta-se como uma blástula.
(C) Na natureza, conservou-se um padrão único de clivagem para todos os tipos de ovos.
(D) O blastocisto é a blástula de mamíferos.
(E) Ovos com uma quantidade muito grande de vitelo sofrem divisões parciais, ou meroblásticas, durante a clivagem.
Respostas, com comentários:
01. E. O primeiro segmento sublinhado refere-se a inserção de um gene de uma espécie no núcleo de uma célula de uma outra espécie (isso é, por definição, transgenia). O segundo segmento sublinhado refere-se a multiplicação de seres geneticamente iguais a um predecessor (isso é, por definição, clonagem).
02. A. O nome células-tronco é ilustrativo: partindo delas, podem-se obter várias outras categorias de células, como os ramos de uma árvore saem de seu tronco. É o processo da diferenciação, pelo qual surgem os mais de mil tipos celulares do corpo humano, a partir de um único zigoto (a primeira célula de um indivíduo, fruto da união do óvulo com o espermatozóide). As células-tronco podem ser classificadas em dois grupos: células-tronco embrionárias e células-tronco do adulto, específicas para cada órgão ou tecido. As embrionárias caracterizam-se pela sua capacidade ampla de originar as demais células do organismo e podem ser obtidas de três formas distintas. A maioria das linhagens de células embrionárias disponíveis é derivada de embriões em fase muito inicial de desenvolvimento, uma técnica desenvolvida por J. Thomson, da Universidade de Wisconsin.
As células-tronco pós-natais ou células-tronco do adulto. Em junho de 2000, um grupo do Instituto Karolinska (Suécia), liderado por Jonas Frisen, confirmou que células-tronco neurais de camundongos adultos têm capacidade generalizada de diferenciação, podendo gerar qualquer tipo celular, de músculo cardíaco a estômago, intestino, fígado e rim, quando injetadas em embriões de galinha e camundongo. Esse resultado quebrou todos os dogmas, indicando que uma célula-tronco adulta é capaz de se diferenciar em qualquer tipo de célula, independentemente de seu tecido de origem, desde que cultivada sob condições adequadas.
03. C. A segmentação varia de acordo com o tipo de óvulo. Na espécie humana o zigoto, originado na fecundação, divide-se originando duas células filhas ou blastômeros, cada uma com a metade do volume do zigoto, logo cada uma delas segmenta-se originando 4, cada uma com ¼ do volume do zigoto. Cada uma destas divisões é denominada de mitose de clivagem pois origina células de menor volume mas geneticamente iguais entre si e à célula mãe. Continuando o processo com sucessivas divisões atinge um determinado número de blastômeros, dependendo da espécie não mais de 128, e teremos, então, uma estrutura maciça e pluricelular que lembra uma amora, a mórula, com o mesmo volume que o zigoto.
Fontes:
http://www.bioetica.ufrgs.br/dollyca.htm
http://www.invivo.fiocruz.br/publique
http://revistapesquisa.fapesp.br/show.php?id=revistas1.fapesp1
www.mct.gov.br/especial/clone02.htm+clonagem+reprodutiva&hl=pt-BR&ie=UTF-8
http://br.wired.com/wired/tecnologia/0,1155,14245,00.html
http://www.abrabi.org.br/cloneanim.htm
http://www.imesp.com.br/noticias/io_shownoticias.asp?pk=3285
http://www.cienciaviva.pt/foruns/index.asp?accao=showForum&forumID=89
Textos disponibilizados na Internet por:
Prof. Dr.José Roberto Goldim
Prof. Milton Menegotto
Fernanda Diniz - MTb 4685/89/DF, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Marcus Vinicius Marinho, free-lancer para a Folha de S.Paulo
Claudeci Martins, da Agência Imprensa Oficial
Lygia V. Pereira, Ph.D. Depto. Biologia. Instituto de Biociências, USP
Marco Antônio Zago, professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e coordenador do Centro de Terapia Celular.

Fonte: www.marcobueno.net Prof. Marco Bueno, do Grupo Educacional Unificado – publicado no jornal Zero Hora caderno de Vestibular de: 06/10/04.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante.

Anônimo disse...

peideim, alguém cheira?